Brasil tem cerca de 36 suicídios por dia, o que significa mais de12 mil casos de morte por ano
“Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, criada em 2015, em razão do dia Mundial da Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Neste mês, as diferentes esferas sociais, como universidades, entidades do setor público e privado, buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa. A campanha tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
Segundo a cartilha “Suicídio” feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cada caso impacta seriamente a vida de outras 6 pessoas. O Brasil é o país com maior percentual de depressão da América Latina e, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são cerca de 36 suicídios por dia, o que significa mais de12 mil casos de morte por ano.
O símbolo da campanha é um Girassol, que todas as manhãs está em busca do sol para crescer a florescer, e mesmo quando o sol está entre as nuvens, a flor continua persistente em direção à luz, enfrentando as dificuldades. Foi neste sentido que a flor foi eleita como o símbolo do setembro amarelo.
O site www.depressaosemtabu.com.br, criado pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), traz informações sobre o tema e orientações sobre a identificação de comportamentos de risco em pessoas próximas. Os dados mostram que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e transtornos de humor, e a depressão é o diagnóstico mais frequente, aparecendo em 36% das vítimas.
Conversar sobre suicido é quebrar um tabu. O Centro de Valorização da Vida (CVV) possui profissionais à disposição, 24h por dia, através do número 188 para quem está precisando de suporte. É imprescindível buscar a ajuda de um profissional, que fará o acompanhamento e indicará o melhor tratamento a ser seguido.
Thawana Longo
Ávila Ribeiro e Fujii Sociedade de Advogados
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